Descrição

Blog para discutir as aulas de química do EEFM Alda Férrer Augusto Dutra.
No Facebook com o endereço facebook.com/quimicanoalda

domingo, 3 de agosto de 2014

2º Ano - Aula 02 - Número de Oxidação - NOX

O Número de Oxidação  (NOX) de um elemento químico é a carga que ele adquire ao realizar uma ligação iônica. Por exemplo, o cloreto de sódio é um composto iônico, formado quando o sódio perde um elétron para o cloro; assim, o sódio se torna um cátion com carga elétrica de +1, e o cloro um ânion com carga -1. Esses valores constituem seus respectivos NOX.
Nos compostos moleculares há compartilhamento de elétrons e os átomos mantém carga neutra, então o que irá definir o NOX será a carga resultante do rompimento, ou seja, o composto mais eletronegativo ficaria com o par de elétrons. Por exemplo, no caso do ácido clorídrico (HCl), o cloro é o elemento mais eletronegativo, assim ele atrairia mais fortemente para si o par de elétrons compartilhado com o hidrogênio. Desse modo, teremos que o Nox do cloro será -1 (porque ele ficou com um elétron a mais que era do hidrogênio) e o do hidrogênio é igual a +1 (porque o hidrogênio perdeu um elétron para o cloro). Como as substâncias simples (O², H², O³) possuem a mesma eletronegatividade o NOX é nulo -> NOX 0.
Para sabermos o NOX, ou seja, a carga elétrica adquirida, temos algumas regras:
1 - Todos os metais alcalinos, hidrogênio (H) e prata (Ag) -> NOX +1
2 - Metais alcalinos terrosos, zinco (Zn) -> NOX +2
3 - Alumínio (Al) -> NOX +3
4 - Oxigênio  (em qualquer parte da molécula) -> NOX -2
5 - calcogênios  (somente se aparecerem na extremidade direita da fórmula!) -> NOX -2
6 - halogênios (somente se aparecerem na extremidade direita da fórmula!) -> NOX -1
7 - Íons compostos -> nox igual a carga do íon (por exemplo, PO4-3 terá NOX -3)
8 - Soma de todos os NOX de uma molécula sempre será ZERO.
9 - Soma do NOX em íon sempre será a própria carga do íon.
10 - Elementos isolados e substâncias simples -> NOX ZERO.

Fontes: http://www.brasilescola.com/quimica/conceito-numero-oxidacao-nox.htm
http://www.infoescola.com/quimica/numero-de-oxidacao-nox/

2º Ano - Aula 01 - Oxidação e Redução

Oxidação é o processo químico em que uma substância perde elétrons, partículas elementares de sinal elétrico negativo. O mecanismo inverso, a Redução, consiste no ganho de elétrons por um átomo, que os incorpora a sua estrutura interna. Tais processos são simultâneos. Na reação resultante, chamada oxi-redução ou redox, uma substância redutora cede alguns de seus elétrons e, consequentemente, se oxida, enquanto outra, oxidante, retém essas partículas e sofre assim um processo de redução. Ainda que os termos oxidação e redução se apliquem às moléculas em seu conjunto, é apenas um dos átomos integrantes dessas moléculas que se reduz ou se oxida.
Fonte: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-inorganica/oxidacao-e-reducao

1º Ano - Aula 04 - Elétrons e Configuração Eletrônica

Os elétrons são partículas de carga elétrica negativa e sua massa é desprezível. A quantidade de elétrons e prótons presentes em um átomo é a mesma. Os elétrons se encontram na eletrosfera girando ao redor do núcleo em órbitas (ou camadas) com energia definida. Há no máximo sete camadas ao redor do núcleo e são representadas pelas letras K, L, M, N, O, P e Q a partir do núcleo. A camada mais externa é também a mais energética. O número de elétrons que cada órbita de um átomo possui e sua estrutura eletrônica pode ser descrito pela configuração eletrônica. Cada nível de energia (camada) comporta uma quantidade máxima de elétrons, e os níveis são divididos em subníveis, a tendência é que os elétrons ocupem a posição de menor energia, ou seja, as mais próximas do núcleo. A foto demonstra a distribuição dos elétrons.
Fontes: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/estrutura-atomica/atomo.html http://www.infoescola.com/quimica/estruturas-atomicas/

1º Ano - Aula 03 - Íons - Cátions e Ânions

Para um átomo ser eletricamente neutro ele precisa ter a mesma quantidade de prótons e elétrons, mas como nem sempre isso ocorre, surge então os compostos denominados de íons. Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. Exemplos: N-³, F-¹, O-². Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva. Exemplos: Al+³, Na+, Mg+².
Quando ocorrem ligações entre íons positivos e negativos denominamos de Ligações Iônicas. Um exemplo prático de ligação iônica é a que ocorre na formação de Cloreto de sódio, o nosso sal de cozinha cuja fórmula é NaCl, veja a reação: Na+ + Cl- → NaCl Fonte: http://www.brasilescola.com/quimica/ions.htm

sábado, 2 de agosto de 2014

1º Ano - Aula 02 - Isótopos, isóbaros e isótonos

Quando átomos de um mesmo elemento químico possuem quantidades de nêutrons diferentes, e consequentemente números de massa diferentes, são chamados de isótopos. Os átomos que apresentam o mesmo número de massa e diferem no número atômico são chamados de isóbaros. Os átomos que apresentam diferentes números de massa e diferentes números atômicos, mas apresentam a mesma quantidade de nêutrons, são chamados de isótonos. Os átomos que apresentam o mesmo número de elêtrons são chamados de isoeletrônicos.
Fontes: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/estrutura-atomica/atomo.html http://www.infoescola.com/quimica/estruturas-atomicas/

1º Ano - Aula 01 - Estrutura atômica

ESTRUTURA ATÔMICA - Rutherford afirmou através de experiências com radioatividade: 1 – o átomo possui espaços vazios (eletrosfera). 2 – o átomo possui uma região positiva denominada núcleo (com prótons e nêutrons). 3 – os elétrons se encontram na eletrosfera, girando ao redor do núcleo positivo com um sistema solar. 4 – as órbitas são circulares.
NÚMERO ATÔMICO E DE MASSA Elemento químico: é o conjunto de átomos de mesmo número atômico. Número Atômico (Z): indica o número de prótons existentes no núcleo. Número de Massa (A): é a soma do número de prótons com o número de nêutrons do átomo. Z = p A = Z + n ou A = p + n Onde: p = número de prótons = z n = número de nêutrons Fontes: http://educacao.globo.com/quimica/assunto/estrutura-atomica/atomo.html http://www.infoescola.com/quimica/estruturas-atomicas/